Projeto “Biblioteca em Casa Mais 60” leva livros para a 3ª idade

Ação que faz parte do projeto #Extremadendicasa disponibiliza livros para leitores da terceira idade com entrega em domicílio

 

Há cerca de 18 mil itens na biblioteca, entre livros, gibis e DVDs

A Biblioteca Pública Municipal, com a Secretaria de Cultura e o apoio da Prefeitura de Extrema, deu início, neste mês de junho, a uma ação que vem sendo bem-sucedida. Trata-se do projeto “Biblioteca em Casa Mais 60”, que disponibiliza livros para leitores da terceira idade com entrega em domicílio. Podem ser emprestados de dois a quatro livros por vez.

“Fazemos um levantamento dos usuários cadastrados com mais de 60 anos e entramos em contato telefônico com todos eles perguntando se há interesse em receber livros emprestados em casa. Em resposta afirmativa, selecionamos os títulos requeridos; ou, se não há títulos expressos (apenas a vontade da leitura), nós mesmos selecionamos a partir dos interesses por assuntos particulares de cada um”, contou a equipe da biblioteca, que depois também recolhe os livros.

Segundo o secretário de Cultura, Pablo Farina, esta é mais uma ação do projeto #Extremadendicasa. Desta forma, os idosos – que pertencem a um dos grupos de risco do novo coronavírus – não precisam sair de casa e, ao mesmo tempo, mantêm o hábito da leitura. Os leitores que recebem o empréstimo demonstram-se extremamente gratos e elogiam muito a iniciativa.

Vale ressaltar que, por orientação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, o qual coordena as ações de todas as bibliotecas do estado, os livros são entregues aos idosos com uma orientação para que retirem os exemplares da embalagem somente após 48 horas, como medida de segurança.

Para ser atendido pela “Biblioteca em Casa Mais 60” basta ter mais de 60 anos e estar cadastrado na Biblioteca Municipal de Extrema ou, no ato da solicitação do empréstimo, informar os dados pessoais para cadastro. Há cerca de 18 mil itens na biblioteca, entre livros, gibis e DVDs. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone (35) 3435-5747 ou no WhatsApp (35) 99888-4017, das 08h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.

Sr. Antônio, do Bairro dos Tenentes

Maria Cleusa recebeu o livro na quinta-feira (25)

 

 

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.