Dia Mundial do Braille

O Dia Mundial do Braille é comemorado no dia 04 de janeiro. Este dia foi escolhido pois é a data do nascimento de Loius Braille, que é o responsável por criar o sistema Braille de leitura e escrita, usado por pessoas que possuem deficiência visual. A data foi proclamada pela Assembleia Geral em novembro de 2018, e em 04 de janeiro de 2019 foi comemorada pela primeira vez.

Louis Braille nasceu em Coupvray na França, no dia 04 de janeiro de 1809. Quando tinha três anos, Louis feriu seu olho esquerdo causando uma forte infecção que atingiu o olho direito causando cegueira total. Aos 20 anos, Louis conseguiu formar um alfabeto completo em linguagem Braille, utilizando de 1 a 6 pontos para formar as letras. Além de letras o Braille também reproduz símbolos matemáticos, notas musicais e números.

Louis Braille

O Braille é um sistema de escrita composto por 64 sinais que são gravados em papéis com relevo para senti-lo. É possível encontrar o Braille em livros, folhetos, medicamentos e até mesmo em sistemas eletrônicos.

Segundo o site Projeto Acesso “Valentin Haüy, foi um dos primeiros a criar um programa para ensinar os cegos a ler. As primeiras experiências de Haüy envolviam a gravação em alto-relevo de letras grandes, em papel grosso. Embora rudimentares, esses esforços lançaram a base para desenvolvimentos posteriores. Apesar de as crianças aprenderem a ler com este sistema, não podiam escrever porque a impressão era feita com letras costuradas no papel”.

Cerca de 39 milhões de pessoas no mundo todo são cegas e 253 milhões possuem algum tipo de deficiência visual e utilizam do Braille para aprender a ler e escrever e conseguirem maior inclusão na sociedade.

“Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma”, Louis Braille.

 

 

 

Fotos: Divulgação/Projeto Acesso e Portal Caparaó

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.