Voto consciente

Considerando a proximidade do segundo turno das eleições presidenciais, sem posições políticas e de forma imparcial, é bom lembrar que o voto consciente é de suma importância, mas, afinal das contas, como alcançar essa consciência?

É de suma importância que o eleitor procure se informar a respeito das ideias e ideais do partido político o qual os candidatos estão filiados, bem como entender a atuação e o histórico de cada candidato.

Inicialmente, cuidado com as “fake news” que podem atrapalhar as pesquisas, portanto, busque sempre sites que funcionam como filtros que verificam as fontes para que os eleitores possam ter mais clareza e confiança na hora de escolher em quem votar.

Além disso, o site do Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza as propostas de governo dos candidatos ao cargo de Presidente da República, onde é possível saber de alguma forma, o que pensam os candidatos.

Não obstante, existe um sistema no site do Tribunal Superior Eleitoral de “Divulgação de Candidaturas e Contas” onde são apresentadas informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos.

Assistir as propagandas eleitorais, as entrevistas, debates também é uma das maneiras de conhecer e acompanhar as propostas dos candidatos.

Portanto, faça um voto consciente no segundo turno, porque voto é sagrado e consolida a democracia!

 

 

Aline

 

Aline Sciola de Freitas é sócia advogada do escritório Stefano e Sciola Sociedade de Advogados, pós-graduada em Processo Civil e presidente da Comissão do Jovem Advogado da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados de Bragança Paulista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.