O Investimento de Alto Impacto

O Investimento de Alto Impacto é o investimento realizado por empresas, organizações e fundos de investimento e de pensão (capital privado), em projetos que busquem resultado socioambiental mensurável, além de resultado financeiro de, no mínimo, o capital inicial investido.

Tal investimento visa conciliar o valor econômico e alto impacto socioambiental, enfatizando a importância da gestão do capital humano, social e natural como recursos finitos e fundamentais para a entrega de retorno econômico-financeiro em longo prazo.

As diferentes alternativas para o envolvimento de corporações na área de desenvolvimento socioeconômico são as seguintes:

  1. a) Filantropia: Foco em um grupo de demandas sociais e/ou ambientais, no geral sem retorno do principal.
  2. b) Desenvolvimento de Base: Foco em desenvolvimento local integrado tanto para projetos de geração de emprego e renda (ou) vinculados à cadeia de valor mais próxima àquela comunidade.
  3. c) Negócios Inclusivos: Numa primeira fase ocorre a análise da cadeia de valor e promoção do desenvolvimento de negócios locais, sendo que a empresa não compra desses pequenos negócios. Já numa segunda fase, a empresa desenvolve esses pequenos negócios dentro de uma estratégia de compras sustentáveis.
  4. d) Investimento de Alto Impacto: A empresa ou a fundação acelera esses pequenos negócios. A empresa é tanto um co-investidor (vinculado à cadeia de valor ou não), ou apoia no processo de busca de investidores.

Na realização do Investimento de Alto Impacto, os investimentos podem ser tanto via disponibilidade de microcrédito, sem expectativa de retorno do principal (co-investimento), quanto com expectativa de retorno do principal (baseando-se, ou não, nas taxas de mercado).

 

 

Valeria Peccinini Puglisi Andrade é advogada do escritório Stefano e Sciola Sociedade de Advogados, mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP e presidente da Comissão de Terceiro Setor da OAB/Pinheiros – SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.